segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Titãs - 1ª temporada | DC Universe, Netflix (com spoiler) - parte 2

A série começa acompanhando a adolescente Rachel Roth, que convive com um segredo sombrio: ela está possuída por um demônio que precisa dela para vir ao mundo terreno. Rachel vê sua mãe ser morta por um membro de uma misteriosa organização que está atrás da menina. Desesperada, Rachel foge e acaba conhecendo o detetive Dick Grayson, fato que, em si, é uma enorme coincidência.

Isso porque, sem explicação alguma, Rachel já vinha tendo sonhos com essa pessoa. Logo no começo da série, mostra Rachel em um circo, onde estão se apresentando uma família de acrobatas. Porém, por algum motivo as cordas dos trapézios se rompem e os pais caem no chão sem proteção. O filho, o jovem Dick Grayson, é o único sobrevivente. A sequência termina com o telespectador descobrindo que tudo estava "acontecendo" ou melhor, sendo revivido, em um sonho de Rachel.

Após perder seus pais, Dick passa a viver sob a tutela do magnata Bruce Wayne. E (sabemos) Bruce é a identidade real do justiceiro mascarado Batman que, reconhecendo-se no garoto, decide também adotá-lo como seu parceiro mirim, o Robin.

Quando encontramos um Dick muito mais velho do que aquele dos sonhos de Rachel. Ele está trabalhando como detetive na polícia de Detroit e procura um novo propósito desde que abandonou o parceiro e tutor. Em uma situação bastante espelhada em sua própria experiência, Dick decide ajudar Rachel a descobrir qual é a misteriosa organização que está atrás da menina e o porquê.

Outra história que tem sua história introduzida em paralelo é Kory Anders, uma mulher sem memória que se vê de repente no meio de uma complicada rede de intrigas. De alguma forma relacionadas a uma adolescente que vive do outro lado do mundo. Kory percebe que a única forma de saber quem é, ou sua melhor chance, é seguir as pistas que a levarão até Rachel Roth...

Apesar de apostar nesse pano de fundo, durante vários episódios a série se desvia para contar sub tramas e apresentar personagens que não acrescentam muita coisa à trama central. Como a relação entre Hank Hall (Rapina) e Dawn Granger (Columba), dois anti-heróis que já trabalharam com Dick em missões passadas, ou os membros da Patrulha do Destino, em dois episódios fillers que sequer empolgam para justificar suas existências. Bom, a Patrulha do Destino vai ganhar uma série própria, mas permanece irrelevante na trama de Titans.


Mesmo o jovem Garfield, conhecido nos quadrinhos como Mutano, consegue mostrar a que veio e, apesar de sua habilidade de se transformar em qualquer animal, acaba optando sempre por um tigre de computação gráfica que entrega o baixo orçamento da série.

Mesmo com esses problemas, Titans consegue se manter interessante quando retoma a história de Rachel, sua relação com Dick (quase como irmã mais nova e irmão mais novo), e a relação deste com seu ex-mentor e seu substituto no manto de Robin, Jason Todd.

De fato, Dick e Rachel são as melhores coisas da série, mas o destaque maior é para ele, que mostrou ser um personagem interessante e não apenas um parceiro mirim que se tornou motivo de piada ao longo dos anos. Dick cansou de viver sob a sombra do Batman, mas não fica nem um pouco feliz ao descobrir que já foi substituído. Além disso, ele afirma não concordar com a impessoalidade e insanidade dos métodos de Bruce, mas também demonstra um talento perturbador para a violência - o que os roteiristas e a direção não têm qualquer pudor em mostrar.

Conhecendo um pouco do universo dos Titãs e do Batman, não é difícil se pegar imaginando as possibilidades de histórias que podem contar daqui em diante...



Titans não é perfeita, longe disso. O baixo orçamento desanima um pouco. Porém, tem potencial, se descobrir sobre quem ela quer falar, ao invés de fazer desvios por caminhos e personagens que, no fim das contas não interessam a ninguém.

P.S.: No mais, os atores estão bem em seus papeis, se considerar apenas o conjunto principal e o ator que interpreta Jason Todd:

Dick Grayson (Robin I) - Brenton Thwaites
Rachel Roth (Ravena) - Teagan Croft
Kory Ander (Estelar) - Anna Diop
Garfield Logan (Mutano) - Ryan Potter
Jason Todd (Robin II) - Curran Walters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook