sábado, 23 de dezembro de 2023

Leituras de 2023

 ::: LEITURAS :::

Critérios de avaliação - Livros

( A ) Boa escrita

( B ) Idéia original

( C ) Bons personagens

( D ) Tema

( E ) Ritmo da história

+

☆ | Ruim - Não preenche mais que 1 critério

☆ | Regular - Preenche de 1 a 2 critérios

☆ | Bom - Preeche pelo menos 3 critérios

☆ | Ótimo - Preeche de 4 a 5 critérios

☆ | Excelente - Preeche 4 a 5 critérios e tem fator pessoal (critério subjetivo)

| ❤ | Favorito - Critério apenas subjetivo


1. Quase namorados - Nath Queiroz e Tami Rangel | ☆ |

Não sei bem o que dizer sobre esse livro. Acho que não tenho nada de bom para falar, então vou me conter. É aquele clichê sobre duas pessoas que resolvem fingir que são namorados, até que de repente percebem que o fingimento se tornou real demais. E é isso. Eu estava com ressaca literária e estava procurando alguma coisa leve para matar o tempo.

Grey - E. L. James

2. Grey (Cinquenta tons de cinza pelos olhos de Christian Grey #1) - E. L. James | ☆ |

Bom, o que posso dizer. É meu guilty pleasure. Apesar que sou a primeira a admitir que a história fica ainda pior sob a perspectiva do homem stalkeador. É bizarro.


3. Filhos do Éden #1: Herdeiros de Atlântida - Eduardo Spohr | ☆ |

Eu já tinha lido esse livro, lá em 2012/2013, algo assim. Finalmente coloquei as mãos no segundo volume da série e... precisei reler, porque não me lembrava o suficiente desse primeiro livro. E nessa releitura, eu gostei muito mais do que da primeira vez! Não sei bem o que mudou, se é o fato de que, dessa vez, não estava comparando com a outra obra do autor que eu havia lido no mesmo universo - A batalha do Apocalipse. Pode ser.

Nesse livro, acompanhamos Rachel, uma jovem universitária que descobre que na verdade ela é um anjo - ou melhor, uma Arconte de Gabriel, que está desaparecida há dois anos, após ter vindo para a Terra em uma missão secreta. Junto com seus novos companheiros, que vieram resgatá-la, Rachel precisa encontrar uma antiga cidade atlante.


4. Filhos do Éden #2: Anjos da Morte - Eduardo Spohr | ☆ |

A história de Rachel, agora chamada Kaira, continua nesse livro, porém, fica em segundo plano, enquanto Spohr decide nos contar sobre as "aventuras" de Denyel - o anjo exilado - durante as guerras do século XX. Boa parte do livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial e outra parte no Vietnã, chegando até a queda do muro de Berlin em 1989.

Eu gostei muito desse livro, é o melhor da série. É um livro que mistura guerra, espionagem, terror e elementos sobrenaturais, tudo muito bem equilibrado.


5. Filhos do Éden #3: Paraiso perdido - Eduardo Spohr | ☆ |

Bom, aqui... a série voltou a perder uma estrela, por vários motivos. Primeiro, o tempo passado em Azgard foi muito longo, tomou mais da metade do livro, não acabava nunca e não parecia ter ligação direta com a história que vinha sendo contada até então. Não é que não seja interessante, só parece que a história tomou um desvio e acabou parando num lugar muito diferente do esperado. E, quando essa parte finalmente acaba, Spohr faz o que pra mim foi o maior banho de água fria: trazer Ablon (protagonista de A batalha do Apocalipse) para a história e toda a segunda parte do livro é focada nesse personagem. Assim... por mais que eu goste de AbdA, seu protagonista é um PORRE. Ablon é muito chato. Além de ser extremamente caricato (todos os anjos são, mas as características das castas angélicas meio que justifica isso). Mas Ablon tá em outro nível. A sua "honra" imaculada de herói idealizado é um revirador de olhos instantâneo. Eu não tenho paciência para ele. O típico personagem que só pode ter sido escrito por homens, para homens. Chato!

Enfim... a terceira parte do livro é o que faz ele não perder mais de uma estrela, porque voltamos a falar de Kaira e Denyel que são meus personagens favoritos e protagonistas dessa história afinal de contas. Pensando agora... não me lembro do porquê do Ablon estar nesse livro... enfim...

Preciso escrever uma resenha completa da série... mas vamos ver.


6. Percy Jackson e os olimpianos #1: O ladrão de raios - Rick Riordan | ☆ |

Ainda não decidi se realmente gostei da série ou se vou continuar a leitura. O livro não é ruim, mas infanto-juvenis não costumam funcionar bem comigo.

Percy Jackson é um garoto de Nova York que mora com a mãe e o padrasto, e tem problemas na escola por conta das notas e das muitas confusões em que se mete. Até que, um dia, ele descobre ser um semi-deus e é acusado de roubar o raio de Zeus.


7. Mindhunter - John Douglas e Mark Olshaker |  |

Quem gosta de crimes reais e assina Netflix, já deve conhecer a série Mindhunter, que tem apenas duas temporadas e foi cancelada injustamente. Já faz tempo que o cancelamento aconteceu, mas eu ainda to com raiva. Enfim...

A série foi baseada nesse livro de não-ficção e nos feitos do agente do FBI, John Douglas, que ajudou a criar técnicas de investigação que ajudassem a capturar criminosos violentos, especialmente serial killers. O livro tem muito de duas coisas: descrições de crimes horríveis e o ego do John Douglas. Sim. O cara adora falar de si mesmo e de como ele fez isso e aquilo, e como todos queria a opinião dele. Honestamente? Eu no lugar dele faria o mesmo. E você provavelmente também. A modéstia é superestimada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook