domingo, 8 de janeiro de 2023

Leituras de 2022

 Olá você! Eu estava com saudade de postar, então voltei. De novo... :)

Bom, aproveitando esse comecinho de 2023, queria falar sobre as novas histórias que conheci esse ano. Muitos filmes e séries, e claro, meus livros. Sim, eu continuo lendo pouco, mas assumi uma nova postura a respeito disso. Percebi que não é uma corrida, muito menos uma competição. Ler é prazer, não obrigação. Prefiro ler pouco, do que ler muito e ter uma lista de livros ruins maior do que a de livros bons. E o resto é lucro.

Bom, vamos começar pelos livros (vou fazer as sinopses nas minhas próprias palavras):

::: LIVROS :::


1) The Hunger Games Trilogy, vol. 3: Mockingjay - Suzanne Collins

Sinopse: No terceiro e último livro da trilogia Jogos Vorazes, Katniss Everdeen está no 13º Distrito e a guerra tomou conta de Panen. Snow está com Peeta sob seu poder. 

Uma pergunta, vocês consideram a versão em inglês de um livro que você já leu em português como mais uma leitura, entrando na lista, ou como releitura? Porque eu sinto que deveria ser releitura... mas enfim...

Eu fiz a leitura dos livros em inglês ao longo de 2021 e 2022 para me preparar para a leitura de A cantiga dos pássaros e das serpentes. Escolhi a versão em inglês não só para treinar, mas porque eu já reli os livros em português diversas vezes hahahaha. Eu amo esse universo. E não vejo a hora dele ser revisitado na cinema ou na TV, porque não?


***


2) O senhor dos aneis - J. R. R. Tolkien

Sinopse: Um grande poder ressurge e um hobbit é a única criatura na Terra Média que será capaz de destruir o Um Anel. E, para ajudá-lo, contará com a companhia de seus três amigos hobbits, dois homens, um anão, um elfo e um mago.

Um caso de amor em duas etapas. Eu já havia feito a leitura completa dos dois primeiros volumes, A sociedade do anel  e As duas torres, lá em 2012, e tinha completado a maior parte do terceiro volume, O retorno do rei, mas precisei parar quando a "guerra do anel" acabou. Eu estava exausta. Em 2021 eu resolvi recomeçar o livro do zero, dessa vez em uma edição com três volumes separados e não um volume único, como antes. Melhor decisão da minha vida. O conteúdo é o mesmo, mas parece menos pesado.

Não sei se, no caso, também foi a minha maturidade que ajudou a aproveitar melhor essa leitura. E teve mais uma novidade esse ano. Eu fiz a leitura acompanhando o podcast Tumba do Balin, no Spotify. Foi uma experiência maravilhosa, que pretendo repetir daqui a uns anos.


***


3) Novembro de 63 - Stephen King

Sinopse: Jake é um dedicado professor de inglês em uma escola pública. Sua vida é perfeitamente normal, até que o dono de sua lanchonete preferida lhe mostra um segredo fantástico: a existência de um portal para o passado. Assim, os dois bolam um plano suicida para salvar o ex-presidente americado, JFK, que fora assassinado em novembro de 1963.

Li dois King esse ano. Esse livro especificamente é muito bom, gostoso de ler. Adoro a passagem do protagonista por Derry, cenário de It, a Coisa. Porém, em alguns momentos, eu não conseguia deixar de pensar que, hm... eu não tô nem aí para JFK. Eu não sou americana, to cagando pro assassinato dele e certamente não to interessada em alguém fazendo toda uma viagem no tempo para impedir esse acontecimento. Várias vezes eu queria que o protagonista simplesmente vivesse uma nova e melhor vida lá no passado e parasse de desperdiçar o tempo dele por uma causa hipotética, sabe.


***


4) O conto da aia - Margaret Atwood

Sinopse: Em um futuro distópico em que a humanidade não consegue mais se reproduzir com a mesma facilidade de antes, uma religião fundamentalista toma o poder e transforma a sociedade de Gilead. Mulheres são divididas em "castas" e, as que são consideradas fértis", são colcadas como aias, e disponibilizadas para famílias ricas, que querem ter um herdeiro. Elas se tornam escravas sexuais, barrigas de aluguel. Nesse cenário, conhecemos Offred, que nos narra sua experiência.

Olha, eu ainda não decidi o que achei dessa leitura. Não é ruim, não é isso. É só que termina de um jeito que não deixa claro o que aconteceu. Além disso, a protagonista é passiva nos acontecimentos, ela simplesmente deixa as coisas acontecerem com ela. Parece que a "Offred", nome pelo qual a identificamos, não tem realmente vontade própria. Bom, pelo menos até quase o final... mas quando finalmente parece que alguma coisa vai acontecer... corta a narração em primeira pessoa, e começa outra em terceira pessoa, mudando totalmente o foco. Daí acaba. E eu fico... "quê"? Sem falar que, além de não saber como termina a história da Offred, não sabemos como esse governo começou. É um pouco frustrante.

É diferente de Jogos Vorazes, onde Panem já existe há vários anos, os jogos acontecem há 75 anos. Aqui, Offred deixa claro que ela vivia uma vida normal e que, um dia, os fundamentalistas tomasse o poder. Ou seja, ela estava lá quando aconteceu. Entende?

Frustrante.


***


5) Sob a redoma - Stephen King

Sinopse: A cidade de Chester's Mill, no Maine (claro) amanhece um dia cercada por uma redoma, um campo de força invisível, que ninguém consegue ultrapassar. Presos dentro daqueles limites, os habitantes dessa cidade ficam à mercê da ambição de seus políticos, da psicopatia de seus policiais e da limitação dos recursos: gás, água, comida e ar respirável.

Um amigo muito querido me deu alguns livros do Stephen King (a esposa dele falou "eles ou eu" e ela foi a escolhida - menino esperto). Entre os livros, estava esse, que é um belo calhamaço de mais de 900 páginas e que eu estava muito interessada em ler. Li.

Assim, já falei aqui do quanto eu amo o King, ele é meu autor favorito e por hora ninguém tira a coroa dele. Porém, não consigo deixar de pensar que esse livro é muito mais longo do que deveria. King gosta de colocar uma lente de contato em um grupo de personagens e dissecar um por um. E não me entenda mal, isso é uma das minhas coisas favoritas nele. Mas... tem coisa que... é demais. Talvez o meu erro seja ter lido dois livros dele esse ano, talvez eu devesse tirar um folga de King por mais de um ano, não sei... mas eu fiquei cansada dessa história. Li as últimas páginas no último dia do ano, não só para fechar com pelo menos 5 livros lidos, mas para não carregar essa leitura por 2023.

É bom. Mas podia ser menor. Menos é mais, King. Pensa nisso com carinho.


***

Eu ia falar sobre os filmes e séries, mas percebi que o post já está muito grande. Espero que entendam as críticas que fiz, e entendam também que todos esses livros são de 3 a 4 estrelas pra mim. O que é muito bom. Mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook