terça-feira, 29 de março de 2022

Livros lidos em 2021 e março de 2022

Olá!!!

Já falei na última postagem sobre minhas metas de leitura (aqui). Agora, vou falar dos livros que li no ano passado e os que finalizei nesses primeiros meses de 2022. Sim, são poucos. Sim, eu deveria ler mais. Mesmo assim.. o importante é o pensamento positivo sobre as pequenas conquistas hehe!!

::: LIDOS EM 2021 :::

1) Sonho febril - George R. R. Martin

Eu só tinha lido três livros do Martin, porém todos da mesma série, sim aquela. Então quando bateu a ressaca literária, eu achei que seria uma boa ideia ler um livro avulso do autor. Esse, no caso, é um dos primeiros livros da carreira dele e dá para sentir isso. Eu fiz a resenha dele nesse link, mas em resumo, não morri de amores, apesar da escrita do autor ser muito boa. O problema são os protagonistas e o tema. Enfim...

2) Fortaleza digital - Dan Brown

Na boa? Se puder, fuja! O código Da Vinci é um livro muito mais interessante, bem escrito e eficiente do que esse aí. Não gostei.

3) Harry Potter and the prisoner of Azkaban - J. K. Rowling

Releitura em inglês, mas bateu uma ressaquinha depois de declarações transfóbicas da autora, então estou enrolando para ler o quarto volume da série...

4) O senhor dos aneis - vol. 1 - A sociedade do anel - J. R. R. Tolkien

Em 2021 comemorou-se os vinte anos de lançamento de A sociedade do anel, primeiro filme da trilogia que adaptou a obra do Tolkien. Procurando na Amazon, descobri uma promoção na Amazon e o box que custava +200 reais, estava por 89 reais. Comprei. Edição linda. Li o primeiro livro acompanhando os episódios do podcast Tumba do Balin, no Spotify, e recomendo para quem quiser ler pela primeira vez, ou que quiser reler. Os meninos são ótimos. Estou ansiosa para começar o terceiro volume.

::: LIDOS EM 2022 :::

5) O senhor dos aneis - vol. 2 - As duas torres - J. R. R. Tolkien

Eu lembrava do segundo livro ser o meu favorito na época em que li pela primeira vez, mas nossa... acabei confirmando isso nessa releitura. Porém, ainda me incomoda a divisão do livro. A primeira parte (ou livro III) foca nos hobbits Pippin e Merry de um lado, e no trio Aragorn, Legolas e Gimli de outro. A segunda parte, no entanto, é apenas Frodo, Sam e o-coisa-ruim. Fica bem chato e a linha temporal é confusa... mas passa. Tá tudo certo.

6) Mockingjay - Suzanne Collins

Uma das coisas que coloquei como meta foi ler mais livros em inglês. E também gosto de reler Jogos Vorazes de tempos em tempos. Dessa vez, juntei as duas coisas e fiz minha releitura da trilogia. O último livro terminei dia 27/01/22 e só tenho uma coisa a dizer: eu ainda amo essa história. É isso.

7) O senhor dos aneis - vol. 3 - O retorno do rei - J. R. R. Tolkien

O terceiro sofre brevemente do mesmo mal do segundo: começa bem, com mais personagens e suas idas e vindas e guerras; e depois vai se concentrar em Frodo e Sam. Mas o ritmo é mais fluído. Até que a guerra acaba. Na minha primeira leitura de OSDA, eu parei de ler após o fim da guerra, porque o volume em que eu estava lendo era único (com os três em uma edição de 1200 páginas) e eu estava tão cansada. Esse ano, eu li tudo! E olha, quanta coisa eu perdi. Porque ainda tem muita aventura quando os hobbits voltam pro Condado... e pra quem gosta do livro O hobbit, essa parte lembra muito as aventuras do Bilbo.

8) Novembro de 63 - Stephen King

King, né amor. Esse livro fala de um professor de inglês que acaba viajando no tempo para salvar JFK de ser assassinado. Porém, a vida acontece enquanto ele está no Tempo de Antigamente. O único problema que eu tenho com o livro é que eu não consigo me importar com JFK. Eu não sou americana! Eu não acredito em "heróis da pátria". O tempo todo que Jake perdia pensando no assassino de Kennedy, e King gastava linhas falando sobre isso... eu ficava meio irritada. De besta que sou kkkk. O caso é, King é mestre e King é meta.

*****

É isso, gente... eu não consigo ler tanto quanto eu gostaria, mas é melhor que nada, né pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook