Olá você!
Eu queria ter postado várias coisas aqui no blog nesse ano, mas acabou que foi mais um ano perdido, no que se refere a postagem no blog. Mas tudo bem, não é mesmo? Vida que segue. Hoje vim trazer mais um resumo das minhas leituras desse ano, o que funcionou, o que não funcionou, contos lidos.
Então vamos lá?
:: Livros ::
1. Senhora - José de Alencar (releitura)
Eu li esse livro pela primeira vez há muito tempo, era ainda menor de idade (tenho 31 agora). E eu pouco me lembrava da história. Além do fato de ser um casal lidando com problemas no casamento. Reli e descobri que ainda amo esse livro. O final é meio repentino, mas eu gosto muito.
2. Hellraiser - Clive Barker - Resenha de bolso 1
Quanto mais eu penso nesse livro, menos apegada eu me sinto a ele. Mas é uma boa história de terror e sobrenatural.
3. O exorcista - William Peter Blatty - Resenha de bolso 1
Para ser bem sincera... no começo eu achei que não ia rolar. Eu cheguei a parar a leitura por algumas semanas, decidindo por Senhora por algum tempo. Mas depois de terminar Hellraiser, eu decidi dar mais uma chance. Melhor decisão. Chegou um ponto, no meio dessa quarentena, que eu não conseguia largar esse livro. Se tornou um dos meus favoritos e com certeza eu vou reler em algum momento.
4. Hunger games (Hunger Games Trilogy, vol. 1) - Suzanne Collins - Resenha (dos livros em pt-br)
Primeira vez que estou fazendo a releitura dessa série em inglês. Eu amo demais revisitar Katniss, Peeta e esse universo. Especialmente nesse momento pavoroso em que fomos jogados desde 2018.
5. Catching fire (Hunger Games Trilogy, vol. 2) - Suzanne Collins
Sim, mais uma releitura/leitura em inglês que eu terminei esse ano. Agora uma pergunta, vocês colocariam esse título na lista de livros lidos, ou considerariam apenas como releitura, mesmo sendo em outra língua??? Fica aí a questão.
6. E o vento levou - Margaret Mitchell - Resenha
Amor e ódio no livro e pelo livro. Mas leia minha resenha para tentar entender isso melhor.
7. Finding Hart (The Hart Family, vol. 6) - Ella Fox
8. Twist of fate (The Renegade Saints, vol. 2) - Ella Fox
Um rápido comentário sobre essas duas últimas releituras. Eu passei por tantos momentos estressantes nesse ano que chegou em um ponto em que eu precisei ler algo bem mais leve. Não uma história racista sobre a Guerra Civil americana, não uma história sobre um reality show que assassina crianças. E não um livro clássico da literatura brasileira. Eu precisava de romance. Outra ótima decisão desse ano.
:::
:: Contos ::
Se você nunca leu Machado de Assis ou tem preconceito por ser livro nacional e um clássico, se acha que a leitura é difícil. Deixe de lado essa bobagem. Comece pelos contos. O livro "Machado de Assis para principiantes" compilado por Marcos Bagno, separa os contos por temas como:
Adultério, Ceticismo, Dinheiro, Loucura, Mulheres, Política, Sensualidade, Ser & Parecer, Vaidade, Humor. E então, em cada capítulo, o autor dá exemplos de como Machado de Assis abordava cada tema, com citações e trechos de seus livros. E então, um conto:
1. O relógio de ouro - Machado de Assis (Adultério)
Eu gostei muito desse conto, pois parece um rascunho do que eu imagino ser Dom Casmurro (eu vou ler um dia). Basicamente, o marido chega em casa e vê um relógio de ouro no gaveteiro do quarto. E então começa a se questionar sobre quem seria o dono daquele relógio e se sua mulher o estava traindo. E a melhor parte do conto é o final.
2. Último capítulo - Machado de Assis (Ceticismo)
Esse conto é um que hoje em dia teria um aviso de gatilho para suicídio, porque ele consiste, basicamente, em uma carta de suicídio. E a moral da história é que o cara se considera azarado e começa a enumerar todas as coisas ruins que aconteceram na vida dele... até que ele decide colocar um ponto final nisso. Eu não sei se gostei, porque é meio triste. Mas ao mesmo tempo, tem a ironia do Machado de Assis. Sei lá.
3. O empréstimo - Machado de Assis (Dinheiro)
Esse... eu não gostei muito não. É a história de um cara que não faz nada da vida e passa todos os seus dias tentando conseguir o dinheiro necessário para viver aquele dia. E ele não parece ter uma vida ruim, ele só é aquele tipo malandro azarado, sabe? Aquele que pede dinheiro emprestado aos amigos para investir em um projeto muito promissor... que acaba fracassando. E também é o cara que se contenta com pouco. Todo mundo conhece esse tipo de gente.
:::
Eu ainda estou lendo alguns livros, como:
O festim dos corvos (As crônicas de gelo e fogo, vol. 4) - George R. R. Martin
Sonho febril - George R. R. Martin
The prisoner of Azkaban (Harry Potter, vol. 3) - J. K. Rowling
Sim, eu sei o que ela fez e disse, e não, eu não concordo com ela. Mas eu tenho os livros e eu amo a série e eu quero ler em inglês para estudar. Então, assim... é ainda muito difícil para mim desapegar. Mas a gente pode conversar sobre isso em outro post, que tal?
Mockinjay (Hunger Games Trilogy, vol. 3) - Suzanne Collins
Afinal... eu já li os dois primeiros livros, né. Claro que eu vou continuar com o último, apesar de não ser a maior fã da parte III do livro 3. Fica aí a dica. Acho que quando eu terminar o último livro em inglês, eu vou fazer outra resenha, com atualização a respeito da minha opinião sobre essa trilogia. A versão que está aqui no blog é de 2013, mas originalmente eu havia postado em outro blog e eu li na época de lançamento do primeiro livro, que foi em 2012. Então... vai ser legal rever minhas opiniões depois de reler tantas vezes e ver todos os filmes de novo e de novo.
:::
Enfim, é isso. Não sou uma grande leitora que lê 10 livros por mês, mas estou contente com o resultado desse ano. Uma das poucas coisas boas de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário